top of page

Como era gostoso o meu francês

Como era gostoso o meu francês
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Brasil: Condor filmes e Embrafilme, 1971, 84 min.


"Como era gostoso o meu francês" é ambientado no século XVI, em um contexto caracterizado pelos primórdios da iniciativa portuguesa no sentido de garantir a posse e a colonização do Brasil. O filme narra as desventuras de um expedicionário (interpretado pelo italiano Arduíno Colassanti) que desertou das tropas de Nicolas Durand de Villegagnon – o vice-almirante responsável pela fundação da França Antártica. O personagem é acusado de traição por seus superiores, mas consegue escapar do castigo se atirando no mar. Ao chegar a uma praia, acaba caindo nas mãos dos portugueses e dos seus aliados tupiniquins. Logo, os seus captores sofrem um duro ataque tupinambá, fazendo com que passe a ser prisioneiro destes. Os tupinambás não acreditam que o expedicionário é francês; ansiosos por vingarem-se do inimigo, prometem devorá-lo no rito antropofágico em um intervalo de oito luas.
 

Um fato interessante sobre "Como era gostoso o meu francês" é a possibilidade de analisá-lo segundo a perspectiva indígena. Para tanto, precisamos deslocar o protagonismo do expedicionário para o cacique Cunhambebe (interpretado por Eduardo Imbassahy Filho).

Na condição de principal dos tupinambás, o líder é retratado como alguém obstinado em encontrar artifícios para derrotar tupiniquins e portugueses, consolidando assim o desejo de seu grupo em vingar as perdas de parentes na guerra contra os inimigos. De acordo com essa leitura, o “Francês” capturado se torna apenas uma peça no projeto dos tupinambás, tendo em vista que ele é alguém capaz de fabricar pólvora e manusear os canhões que foram tomados dos portugueses.

 

Raimundo Marques Neto


OBJETOS DO CONHECIMENTO que podem ser trabalhados por intermédio deste filme:
1. Diversidade Cultural, Conflitos e Vida em Sociedade:
História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira.
Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial.
Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.


COMPETÊNCIAS que podem ser trabalhadas por intermédio deste filme:
CA1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
CA3: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.


HABILIDADES que podem ser trabalhadas por intermédio deste filme:
H1: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H3: Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H5: Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
H15: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

© 2023 by Knoll & Walters LLP. Proudly created with Wix.com

bottom of page