
Questões Comentadas
Patrimônio da Humanidade
ENEM (2015/I)
A UNESCO condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização.
UNESCO e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico. Disponível em: htto://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado)
O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como Iraque a desestruturação do(a)
A) homogeneidade cultural.
B) patrimônio histórico.
C) controle ocidental.
D) unidade étnica.
E) religião oficial.
COMENTÁRIO
QUESTÃO ORIGINAL:
44 (CADERNO AZUL)
COMPETÊNCIA:
CA1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
HABILIDADES:
H1 Interpretar historicamente e/ ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H3 Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H5 Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
DOCUMENTO: Texto jornalístico
Imagem que acompanha a matéria original. Trabalhadores iraquianos limpam estátua assíria de leão alado em Nimrod em julho de 2001. Imagem disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 18 fev. 2016.
-
Matéria publicada no portal de notícias do jornal “O Globo”.
-
A matéria comenta o ataque terrorista, realizado no dia 5 de março de 2015, pelo grupo extremista Estado Islâmico contra Nimrod, importante sítio arqueológico do Oriente Médio.
-
Também destaca a reprovação pública feita pela UNESCO, tendo em vista que os ataques ocorreram em uma região notabilizada por ser o berço de algumas das mais antigas civilizações conhecidas.
-
Acrescenta-se que o EI, por intermédio de uma das suas lideranças, justificou os ataques como um ato contra as idolatrias pré-islâmicas.
SITUAÇÃO-PROBLEMA:
O estudante deve identificar de que maneira os ataques organizados pelo Estado Islâmico comprometeram os interesses da população local.
ALTERNATIVAS:
A) Parte dos membros do Estado Islâmico é formada por iraquianos, portanto, a oposição preservação/destruição demonstra a diversidade cultural local. Inapropriada;
B) Os sítios arqueológicos destruídos constituíam um patrimônio histórico da humanidade. Apropriada;
C) Os responsáveis pelo ataque, bem como os mais diretamente prejudicados por ele, são ambos do Oriente Médio. Inapropriada;
D) Os ataques não são justificados pelas lideranças com base em fatores étnicos. Inapropriada;
E) A religião dos povos antigos não tem caráter oficial no presente. Inapropriada.


Relação homem-natureza na Amazônia pré-colonial
ENEM (2009/III)
A imagem de uma floresta intocada durante milhares de anos não resiste às evidências de que as ações humanas tiveram grande influência sobre os ecossistemas amazônicos. Estudos recentes vêm mostrando que a influência do homem sobre a cobertura vegetal da Amazônia, além de intensa, teve início com a chegada dos primeiros grupos de caçadores-coletores há 11 mil anos. As evidências botânicas dessa influência são concentrações de castanhais com árvores alinhadas, associados ao cacau selvagem, cujas árvores mais antigas chegam a mais de 500 anos de idade, além da grande heterogeneidade de plantas úteis cercadas por sítios arqueológicos.
A presença humana é também evidenciada pela presença de geoglifos, que são estruturas geométricas de terra desenhadas por trincheiras escavadas no solo argiloso. Eles ocupam vastas regiões desde a fronteira com a Bolívia até a várzea amazônica. Pesquisas revelaram impressionantes paisagens construídas na Amazônia boliviana, compostas de campos elevados para agricultura e canais em zigue-zague, com lagos e reservatórios, para a criação de peixes.
Scientific American Brasil, Especial Amazônia, 2008 (Adaptado).
A partir do texto, é correto inferir que os povos pré-colombianos amazônicos tinham conhecimento de:
A) como utilizar os geoglifos para cultivar a terra.
B) ecologia e, por isso, não causavam impacto no seu meio ambiente.
C) muitas espécies úteis, mas pouco sabiam sobre a melhor forma de utilizá-las.
D) seu meio ambiente em um nível muito mais elevado que supõe o senso comum.
E) seu meio ambiente de forma precária, e só aprenderam a cultivar a terra com a chegada do europeu.
COMENTÁRIO
QUESTÃO ORIGINAL:
82 (prova branca)
COMPETÊNCIA:
CA1: Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
CA6: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
HABILIDADES:
H1: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H26: Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27: Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou geográficos.
DOCUMENTO: Texto de divulgação
-
Artigo publicado na revista Scientific American Brasil. versão brasileira da publicação norte-americana.
-
O fragmento descreve a intervenção do homem na natureza amazônica, desde os primórdios de sua ocupação: "Estudos recentes vêm mostrando que a influência do homem sobre a cobertura vegetal (...) teve início com a chegada dos primeiros grupos de caçadores-coletores".
-
Destaca também evidências botânicas – concentrações de castanhais com árvores alinhadas, associadas ao cacau selvagem – que sugerem um longo processo de domesticação de plantas.
-
Por fim, menciona a presença dos geoglifos – estruturas geométricas de terra desenhadas por trincheiras escavadas no solo argiloso – em boa parte da porção ocidental da Amazônia.
Último geoglifo encontrado no Acre, sítio Tequinho em Senador Guiomard. Foto: Diego Gurgel/Divulgação.
Disponível em: www.portalamazonia.com.br Acesso em: 28 fev. 2016.
SITUAÇÃO-PROBLEMA:
Com base na interpretação do documento, o estudante deve tirar conclusões acerca do tipo de conhecimento desenvolvido pelos paleoindígenas em sua relação com o meio ambiente amazônico.
ALTERNATIVAS:
A) A função dos geoglifos permanece ainda obscura para os estudiosos. O documento não faz referência sobre sua utilização para fins de agricultura. Inapropriada;
B) A ideia dos povos indígenas como sociedades que não intervêm sobre o meio ambiente é uma construção ideológica que os identifica como seres da natureza, desprovidos de história. Inapropriada;
C) O conhecimento das plantas e de suas funções, tanto alimentares quanto medicinais, é um traço marcante da cultura dos povos indígenas amazônicos. Inapropriada;
D) As intervenções descritas pelo documento, acerca da domesticação das plantas e da produção dos geoglifos, confirmam o seu conhecimento do meio ambiente em um nível elevado. Apropriada;
E) O desconhecimento acerca do meio ambiente e da agricultura são ideias que se chocam com o que foi informado pelo documento: a influência do homem sobre a cobertura vegetal da Amazônia, além de intensa, teve início com a chegada dos primeiros grupos de caçadores-coletores há 11 mil anos. Inapropriada.